TESTE DO PEZINHO

O Teste do Pezinho é um exame de prevenção fundamental para a saúde da criança e tem como objetivo diagnosticar e tratar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que podem causar deficiência mental, entre outros danos à saúde da criança, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida.

É realizado pela análise de amostra de sangue capilar, obtida do calcanhar do recém-nascido, coletada em papel fi¬ltro. Recomenda-se que o teste seja realizado entre 3 e 30 dias de vida, idealmente, entre o 5º e 7° dias de vida, inclusive porque a criança já terá mamado o suficiente para acumular substâncias que ela não consegue metabolizar…
O Biocenter disponibiliza vários tipos de teste, de acordo com o número de doenças analisadas. Importante salientar que as doenças pesquisadas pelo Teste do Pezinho são do tipo que não aparentam na criança ao nascer. e que vão se manifestar com a alimentação e o crescimento.

Com um procedimento simples e rápido, apenas uma “picadinha” no pezinho do bebê, é possível coletar sangue para o diagnóstico precoce de diversas doenças, o que dá aos médicos melhores condições para tratamento e redução de danos, com consequente melhoria na qualidade de vida do bebê.