NUTRIGENÉTICA

A nutrigenética é o ramo da genética que estuda a relação entre os genes e a alimentação com o objetivo de melhorar o estado de saúde pela dieta.

Através da análise nutrigenética é possível planejar uma nutrição personalizada em função das necessidades de cada indivíduo. Conhecendo essas necessidades, é possível elaborar uma dieta específica que permita um aporte de nutrientes necessários para cada indivíduo e, desta forma obter um estado de saúde apropriado em função da sua genética. É importante a distinção entre os testes de nutrigenética e os de intolerância alimentar (hipersensibilidade alimentar), uma vez que ambos fornecem informações complementares para se obter uma dieta o mais adequada possível para cada paciente.

Os testes de intolerância avaliam a resposta do sistema imunológico frente a determinados alimentos (IgG), permitindo se evitar a ingestão aqueles alimentos que representam elevada reatividade do organismo. Já a análise nutrigenética está direcionada o conhecimento dos genes de cada indivíduo com a finalidade de determinar qual dieta é a mais apropriada para o melhorar estado de saúde e prevenir doenças no nível individual, uma vez que cada pessoa possui uma genética única com necessidades nutricionais individuais.

Uma dieta baseada na genética individual é 2 a 3 vezes mais efetiva do que uma dieta convencional.
Dois painéis:
• O painel nutrigenético completo: identifica 123 variantes genéticas (SNPs) em 95 genes relacionados com a nutrição, esporte, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, detoxificação e o envelhecimento.
Dentro dos resultados observam-se dados completos e de fácil compreensão que incorporam as seguintes informações:
– 123 variantes genéticas (SNPs);
-Tipo de dieta mais adequada baseada no seu DNA;
– Informação sobre a porcentagem de influência da genética e do ambiente;
– Recomendações de treinamento físico;
– Tabelas nutricionais com macronutrientes, minerais e vitaminas;
– Guia pessoal de nutrição, atividade física, metabolismo e estilo de vida.
O painel nutrigenético está indicado para:
– Pessoas que desejam adaptar a dieta em função da sua genética e conhecer suas necessidades nutricionais específicas de maneira personalizada;
– Pessoas que desejam gerenciar de forma proativa a sua saúde.

O painel nutrigenético básico determina variantes genéticas em 24 genes relacionados com: Colesterol e perfil lipídico; intolerância à lactose ; doença celíaca; sensibilidade ao sal; metabolização do álcool; metabolização da cafeína; risco de osteoporose; detoxificação do fígado; estresse oxidativo; resposta inflamatória e metabolismo da homocisteína.
Este teste é indicado para:
Pessoas que desejam manter e melhorar seu estado atual de saúde, prevenindo, na medida do possível, as doenças crônicas frequentes na idade adulta; pessoas com histórico familiar de doenças frequentes na idade adulta e pessoas com transtornos no desenvolvimento neurológico ou com doenças crônicas, a fim de melhorar a sua qualidade de vida através da nutrição.

Material a ser coletado : Sangue
Prazo : 35 – 40 dias