MICOSES EM GERAL

Exames de diagnóstico micológico em lesões de pele, unha, couro cabeludo, líquidos corporais, biópsias etc. A positividade de um exame micológico depende da obtenção de uma amostra clínica apropriada. Para isso é necessário observar algumas orientações antes da realização da coleta:

Suspender o uso de antifúngico ou outra medicação tópica pelo menos 3 dias antes do exame. No caso de uso de antifúngico oral, aguardar 1 mês para realizar o exame.

  • Na pele:
    No dia do exame evitar o uso de hidratantes, perfumes, desodorantes ou substâncias de qualquer natureza nas áreas do corpo a serem examinadas.
  • No couro cabeludo:
    Não lavar os cabelos, no dia do exame, nem usar óleos, cremes e outros produtos gordurosos nos três dias anteriores ao exame.
  • Nas mãos e pés:
    Mãos e pés devem estar lavados, com água e sabão neutro, sem uso de cremes ou pomadas. Os pés , de preferência, devem estar calçados com sapatos fechados na ida ao laboratório para o exame.
  • Nas unhas:
    Não cortar, limpar ou pintar com esmalte ou base unhas a serem examinadas, porém devem ser lavadas com água e sabão neutro.