EXAMES TOXICOLÓGICOS

Conheça e entenda o exame:

 Trabalhamos com 3 linhagens de exames toxicológicos

 – Adequação a exigência de concursos públicos ;

 – Busca particular ;

 – Obtenção,  renovação de CNH  C, D, E / CAGED empresas CLT

 O que é a lei 13.103, ou lei dos caminhoneiros?
A lei federal 13.103 de 2015, também conhecida como Lei dos caminhoneiros, tornou obrigatória a realização de exames toxicológicos de larga janela (que acusa o consumo de substâncias por longo período) para habilitação e renovação da carteira nacional (CNH) das categorias  C, D e E. Esses exames também são agora obrigatórios na pré-admissão e no desligamento dos motoristas contratados pela CLT.

O que são exames toxicológicos de larga janela de detecção?
São exames capazes de detectar o consumo de drogas por longos períodos, usualmente três ou mais meses. São realizados através de amostras de cabelo ou pelos. São frequentemente utilizados em processos admissionais para carreiras onde o consumo de drogas não é desejável, como forças de segurança pública.

Qual o prazo para liberação do resultado?
7 – 10 dias úteis a partir do recebimento do material no Laboratório que realiza a análise.

É detectado o consumo de efedrina (RiptFuel, Terma Pró, entre outros) ou esteroides anabolizantes?
Não, o exame não detecta pré-treinos, termogênicos, suplementos alimentares, broncodilatadores e nem anabolizantes.

Há interferentes para realização da coleta?
Não há interferentes para a coleta de amostra de cabelo/pelos nos exames toxicológicos. Não alteram o resultado: shampoo, cremes, desodorantes, produtos químicos, tinturas, entre outros.

Existe a possibilidade de fraudar o exame doando outro tipo de cabelo que não seja do paciente?
Essa possibilidade é muitíssimo pequena. A cadeia de custódia e a exigência da assinatura da testemunha e do coletor reduzem muito este risco e cumprem os padrões forenses (valor judicial do exame) de cadeia de custódia. Além disto, ao menor sinal de violação da amostra, bem como rasura dos documentos preenchidos, será solicitado recoleta do material.

Cabelos com tratamento químico podem interferir na análise?
Cabelo com gel, tingidos, com tratamentos químicos ou sujos devem ser coletados normalmente. O material coletado passa por uma extensa descontaminação externa inclusive com a extração da melanina. Não há influência de nenhum produto na análise.

Outras substâncias podem ser detectadas nesta análise?
Os procedimentos não permitem que outras substancias que não as drogas pesquisadas interfiram na análise. No laudo são listadas apenas as drogas utilizadas ativamente. Antidepressivos, calmantes, termogenicos, sibutramina, álcool, energético e outros não são detectados.

Se uma pessoa sofrer exposição a alguma das drogas analisadas mas não fizer uso das mesmas, pode ocorrer um falso-positivo?
Não. O processo de descontaminação elimina qualquer contaminação por exposição externa. A única droga identificada será a que tiver sido incorporada no fio de cabelo.

Existe algum preparo necessário para a coleta?
Não há nenhum preparo necessário, apenas comprimento do cabelo inferior a 4 cm e a apresentação de documento oficial original com foto . Para a coleta de unhas: o esmalte deve ser retirado 2 dias antes da coleta. Unha só será coletado no caso do paciente não possuir pelos nem cabelo suficientes e mesmo assim , com solicitação de dermatologista.

A equipe do LABORATÓRIO BIOCENTER coloca-se à disposição para agendar o horário mais conveniente para seus exames.

Envie um e-mail para:

biocenter@biocenter.com.br

telefone (43) 3324-3001 ou pelo

Whats app número (43) 99995-2555

Entraremos em contato, para confirmação de dia e hora de coleta de seus exames.

Utilize também este contato para obter os esclarecimentos e a orientação de que precisar.

O LABORATÓRIO BIOCENTER agradece sua preferência.